Anunciado pelo Cruzeiro, o atacante Dudu mandou o primeiro recado à torcida celeste após o retorno à Toca da Raposa. Além disso, prometeu explicar a negociação polêmica com o clube ocorrida em junho.
“Quero deixar uma mensagem para o torcedor poder acreditar no projeto que o Cruzeiro está formando para o ano que vem, com grandes jogadores. Estou muito feliz por voltar ao Cruzeiro. Sabemos que no meio do ano teve aquele contratempo, mas no momento certo vamos explicar melhor”, iniciou Dudu em entrevista à SamucaTV.
Em junho, no dia 15, o Cruzeiro comunicou que havia entrado em acordo com o Palmeiras para a contratação de Dudu, em operação que custaria cerca de R$ 130 milhões. A torcida do Verdão, que tem o jogador como ídolo, passou a reagir negativamente frente à iminente saída do camisa 7.
Com isso, começaram a surgir boatos de que ele iria desistir da transação. Passados dois dias do anúncio celeste, ainda em meio à polêmica, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, reforçou em entrevista que o acordo estava de pé e que Dudu iria sim para o Cruzeiro.
No mesmo dia 17, o atacante utilizou as redes sociais para comunicar que iria permanecer no Palmeiras. A Raposa, então, criticou a mudança de opinião do atleta e, internamente, tratou o assunto como encerrado, sem qualquer possibilidade de ser retomado no futuro.
“Acredito que no dia 3 (de janeiro), quando eu chegar na Toca para dar entrevista coletiva, eles vão entender a situação que aconteceu. Fico feliz pela confiança do Alexandre (Mattos, diretor do Cruzeiro) e do Pedrinho (dono do Cruzeiro), pelo respeito que eles estão tendo por mim. Minha palavra, que eu dei para eles, eu cumpri. O que aconteceu no meio do ano, o torcedor vai entender bastante.”