Foi realizada, na quarta-feira (18/12), a formatura dos estudantes do curso técnico em Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da Escola do Sebrae e das escolas licenciadas da rede pública estadual que utilizam a metodologia de educação empreendedora do NEJ. A cerimônia aconteceu na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, e contou com a presença dos estudantes, familiares, professores e autoridades.
Entre as autoridades, estiveram presentes o diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha; a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho; a diretora da Escola do Sebrae, Karinne Mendes; a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Silva Senra; e a coordenadora geral da Educação Integral e Profissional da Secretaria de Estado de Educação, Andrea Botelho de Abreu.
A parceria entre o Sebrae Minas e o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Educação, teve como objetivo levar a metodologia de educação empreendedora aplicada no Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) para escolas da rede pública estadual. Ao todo, 13 escolas estaduais de Belo Horizonte, Contagem, Mateus Leme, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano participaram do projeto piloto, que teve início em março deste ano. O projeto impactou cerca de 240 estudantes do Ensino Médio ao longo deste ano, que tiveram acesso à formação gratuita e agora se formaram em técnicos em Administração.
Na cerimônia de formatura, estiveram presentes estudantes de seis escolas estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana, totalizando 77 jovens. O diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, destaca que “é muito gratificante poder levar a educação empreendedora, e em especial, o modelo educacional do NEJ para escolas da rede pública do estado. A parceria com o Governo de Minas é muito importante pois nos permite ampliar ainda mais o acesso à formação empreendedora, que é tão impactante e transformadora para a vida dos jovens”.
Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Silva, “a metodologia de educação empreendedora proporciona aos jovens uma formação que integra habilidades essenciais para o mercado de trabalho e para os seus projetos de vida. Essa formação não só aumenta a empregabilidade dos jovens, mas também contribui para a construção de habilidades voltadas para o empreendedorismo, preparando-os melhor para os desafios e oportunidades do futuro”, pontuou.
A gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho, ressalta que “a educação empreendedora tem um enorme poder transformador na vida do estudante, tanto em âmbito pessoal quanto profissional. Estamos celebrando o encerramento de um projeto piloto, com a certeza de que no próximo ano iremos expandir ainda mais essa iniciativa para outras escolas do estado, impactando e abrindo oportunidades para cada vez mais jovens”.
Escolas estaduais que estão ofertando a metodologia NEJ
Belo Horizonte: EE Paulo das Graças da Silva, EE Pedro França, EE Walt Disney, EE Zilda Arns Neumann e EE Cecília Meireles.
Contagem: EE Deputado Renato Azeredo e EE Helena Guerra.
Mateus Leme: EE Domingos Justino Ribeiro.
Sarzedo: EE Professor Ernesto Carneiro Santiago.
Ribeirão das Neves: EE Antônio Rigueira da Fonseca e EE Manoel Martins de Melo.
Santa Luzia: EE Geraldo Teixeira da Costa.
Vespasiano: EE Machado de Assis.
Núcleo de Empreendedorismo Juvenil – NEJ
O NEJ é o projeto social da Escola do Sebrae e utiliza a mesma metodologia adotada na instituição, que é pioneira e referência nacional no ensino de educação empreendedora. Fundado em 2010, o projeto surgiu com o propósito de oferecer aos egressos e estudantes do Ensino Médio da rede pública acesso à formação empreendedora e uma vivência prática do mundo dos negócios. Desde que foi criado, o NEJ já formou mais de 3.200 estudantes. Neste ano, foram 85 estudantes formados.
Por meio de uma metodologia que alia teoria e prática, o curso trabalha projetos mão na massa de empreendedorismo e gestão, soluções de problemas e fortalecimento de características como autonomia, proatividade e consciência social. O intuito é transformar os estudantes em cidadãos empreendedores e protagonistas preparados para os desafios do mercado de trabalho.
Além da capital mineira, o projeto tem unidades em Nova Lima, Contagem, Ouro Preto, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Santa Luzia, Mateus Leme, Ibirité, Araxá, Itabira, Patos de Minas, Uberaba, e em outros estados: Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Natal (RN) e Toledo (PR).
–
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31)3379-9139/9271/9275